domingo, 16 de maio de 2010

Tudo sobre Depilação!

Bom apareceram algumas perguntas no nosso forms (www.formspring.me/garotasentendem) sobre como depilar a "perseguida" enfim resolvi fazer um post sobre os mitos e as verdades, os prós e os contras da depilação para ajudar vocês com essas dúvidas, espero que gostem!

Métodos de depilação:

  • Depilação a laser

A depilação a laser é uma boa opção, além de ser menos invasiva, ela diminui o volume dos pêlos, pois age diretamente na raiz.

Ela feita da seguinte forma: um feixe de luz altamente concentrado é absorvido pelo pigmento localizado na raiz do pêlo em uma fração de segundos, depilando assim a pele.O laser atinge os fios na sua fase ativa de crescimento, conhecida como anágena.

Em média, com cinco sessões consegue se obter resultado, segundo a dermatologista Carla Albuquerque, que indica a técnica para todas as regiões do corpo: buço, axila, virilha, pernas e bumbum.

Desvantagens e perigos da Depilação a Laser

.
A depilação a laser também tem algumas
desvantagens: valor alto, risco de queimaduras e formação de manchas. “Até o momento não há relatos na literatura médica comprovando complicações graves de longo prazo. A única possível conseqüência tratável e não severa, é o de manchar a pele. Infecções podem ocorrer apenas se o paciente manipular o local tratado com as unhas ou mãos não lavadas, ou ainda, não realizar anti-sepsia prévia ao procedimento”, explica a dermatologista Daniela Hueb.


  • Cera Quente;

É um método bastante procurado, visto que o uso contínuo pode diminuir aquantidade de pêlos, e estes só começam a crescer apos 20 ou 30 dias. As primeiras aplicações são mais duradouras do que as realizadas com lâmina e cremes depilatórios. Só que para realizar esse tipo de depilação os fios devem estar longos.

Desvantagens e perigos da Depilação com Cera Quente

.
As desvantagens são: esse método é doloroso e pode causar queimaduras e foliculites (pequenas “bolhas de pus” centradas por pêlo com discreta vermelhidão ao redor).

Esse método é mais indicado para quem tem pêlos grossos, pois dilata os poros e facilita a retirada, segundo a esteticista Nílza Bittencourt.

  • Cera Fria;

Esse método também é bastante significativo, assim como o método da cera quente, só que é mais doloroso porque não muda a temperatura da pele abrindo os poros. Pode causar foliculite.Depilação com Creme ou Roll-on:

Esse método do roll-on é higiênico e tem a mesma durabilidade das ceras (20 a 30 dias), e também pode causar foliculite.

Os cremes depilatórios são práticos e rápidos, só que podem provocar alergias. Além disso, os pêlos voltam a crescer muito rápido de um a três dias. De acordo Albuquerque, não funcionam muito bem em áreas com pêlos muito grossos.

  • Depilação a Fio;

Esse método provavelmente é o menos conhecido ele também é chamado de depilação de linha, essa técnica consiste em separar um pedaço de linha com comprimento entre 80cm e 1m e usando o indicador e o polegar das duas mãos, a profissional cruza a linha sobre os pêlos, formando um “X”, movimentando-a rasteiramente sobre a pele.

Com isso, os pêlos se enroscam na linha e acabam sendo retirados pela raiz. Sua vantagem é a de arrancar os pêlos sem comprometer a estrutura da pele. Mas é um método bastante dolorido e o preço é alto por ser também mais demorado. A depilação é eficaz, mas é necessário a habilidade de um profissional.

Depilação com Aparelhos Eletrônicos e Lâminas Engrossam os Pêlos?


.
Depilar o corpo e o rosto com aparelhos elétricos ou lâminas de barbear não engrossa os pêlos. O que acontece é que quando os pêlos começam crescer novamente, eles ficam com uma aparência de “espetado”, o que causa a impressão de que engrossou”, segundo Albuquerque.

As lâminas, como a maior parte dos métodos, pode causar irritações, foliculites e cortes na pele. O efeito também é de curta duração, visto que os pêlos voltam a crescer dentro de três dias. O depilador elétrico remove pela raiz, mas é doloroso e não indicado para as áreas delicadas e com pêlos finos.


Todas as dúvidas sobre a depilação da virilha:

Dói?
Se for com cera, pode doer um pouco. Mas isso depende da sua tolerância a dor. Na minha opinião, não é nada grave: uma puxada que te deixa feliz durante todo um mês.

Pode fazer com gilete?
Pode, como em qualquer outra parte do corpo. Você escolhe o penteado: só o contorno, cavada, ultra-cavada. A pele nunca fica 100% lisinha.

Pode transar sem depilar?
Claro que pode. Para algumas meninas, estar depilada pode aumentar a segurança e a auto-confiança. Para outras, não faz a menor diferença.

Por que encrava?
Porque quando se depila com cera, a pontinha do pêlo cresce fininha e às vezes não tem força de sair da pele. A solução é alternar cera e gilete e esfoliar a pele de vez em quando, para remover a camada de células mortas e deixar a pele mais fina.

Precauções antes da depilação:
- Antes da depilação seja qual for a técnica, evite o sol.
- Não passar nenhum tipo de creme, para que não haja a quebra dos mesmos.
- Só depilar novamente depois de mais ou menos vinte dias após a ultima depilação, pois a tendência de encravar os pêlos antes dessa época é maior, e pode também levar ao ressecamento da pele.

Precauções APÓS a depilação

- Evite produtos que contem álcool.
- Após a depilação a pele fica avermelhada e sensível. Evite calcinhas e roupas apertadas, deixe sua pele respirar.


– DICAS:

- Sempre faça uma esfoliação a partir do 10° dia após a depilação para evitar que os pêlos que começam a renascer fiquem encravados ou para desencravar os já encravados.

- Sempre de um intervalo de 24h entre a depilação, banho de sol ou bronzeamento artificial.

- Nunca depile área que estejam “descascando” por causa de banho de sol, pois a pele pode sair junto com os pêlos.

- Nunca depile área onde haja cortes ou ferimentos, porque você pode se machucar mais ainda ou provocar inflamações.

- Exija cera nova quando for ao salão. A temperatura é essencial para a eficiência desse método, tome muito cuidado com o profissional que fará a depilação para que não ocorram queimaduras e que faça a retirada no sentido correto de seu pêlo, para não encravar.
- Depilação com cera quente abre os poros por causa de sua temperatura, facilitando a retirada dos pêlos, tornando a depilação menos dolorida.

- Procure um profissional qualificado e responsável para que haja um bom resultado na sua depilação.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário